O IOGURTE
Ele contém proteínas assim como os glucídios necessários para facilitar a absorção das proteínas presentes num iogurte. Uma boa pedida para depois dos exercícios.
OS FLOCOS DE AVEIA
Eles são muito úteis para manter a glicemia e evitar a hipoglicemia que desencadeia a estimulação do apetite. Eles vão manter-se bem ao corpo e aumentarão a saciedade antes da próxima refeição.
O SALMÃO
É um dos peixes gordurosos que é preciso ter sempre no prato. Além de ser rico em proteínas, ele também é rico em Ômega 3. Ele ajuda na proteção cardíaca (o coração é o nosso músculo mais importante) e também dos outros músculos.
O BRÓCOLIS
É um dos legumes que contém menos calorias. Podemos fazer inúmeras entradas e pratos com eles. Rico em fibras, trazendo mais saciedade.
OS OVOS
Comendo dois ovos você consegue ingerir a quantidade de proteínas necessárias diárias (cerca de 12 g). Você deve acrescentá-los nas suas receitas para maximizar sua recuperação após exercícios.
AS FRAMBOESAS
Elas têm a particularidade de possuir um polifenol conhecido com o nome de Resveratrol. Este atua sobre a lipólise (utilização das gorduras) estimulando-as. Um ponto a mais para eliminar algumas gordurinhas.
AS UVAS
As uvas têm a mesma propriedade que as framboesas. Com estas duas frutas, você tem duas variantes para escolha.
AS AMÊNDOAS
Elas são ricas em fibras e proteínas. Um algo mais que servirá quando bater aquela fominha ou logo depois de um exercício esportivo. Além do mais elas trazem ácidos graxos essenciais ao organismo.
O CHÁ VERDE
Ele contém polifenóis que participam na redução do stress e do apetite ligado ao stress. Além disto os polifenóis têm importante papel como antioxidante. Devemos consumi-lo sem moderação, mas dentro do limite máximo diário.
O FRANGO
O frango é uma outra fonte de proteínas que vão ajudar na recuperação depois dos exercícios.
A CARNE DE BOI
Uma bela fatia de grelhado de carne de boi é muito rica em proteínas. Uma fatia de 100 g é suficiente para cobrir as necessidades de proteínas de uma refeição.
A SARDINHA
Ela é outro peixe que traz uma boa quantidade de proteínas e que participa para cobrir a necessidade de Ômega 3. Uma porção de sardinha grelhada ou em conserva (dizem que são mais ricas ainda) cobre a necessidade de proteína de uma refeição.
A ÁGUA
Para limitar as gorduras é preciso começar a limitar as bebidas doces, os famosos refrigerantes e sucos industrializados. A água é o melhor meio de reduzir o peso e permitir uma hidratação máxima.
O TOMATE
O tomate é rico em água e contém poucas calorias. Ele é perfeito para dar uma força na hidratação depois dos esportes.
A QUINOA
A quinoa é rica em fibras e permite manter uma glicemia estável, que permitirá evitar a ingestão de uma grande quantidade de alimentos nas refeições.
A MAÇÃ
A maçã é também rica em fibras, as pectinas que ela possui trazem fibras que participam no aumento da saciedade. Devemos comê-la com a casca, pois é onde está a grande parte das fibras.
OS GRÃOS DE LINHO (LINHAÇA)
Os grãos de linho, a linhaça, são ricos em fibras e podem ser consumidos desde o café da manhã nos iogurtes, cereais, smoothies, etc. Isto dará uma sensação de saciedade colocando à distancia a próxima refeição.
O LEITE
Ele é uma das melhores fontes de cálcio depois de um exercício. Ele combina proteínas e glucídios necessários para ajudar sua absorção.
O QUEIJO
Tanto quanto o leite, o queijo traz proteínas necessárias depois de um exercício. Ele deve ser, no entanto, comido em menores quantidades, pois ele contêm mais gordura que o leite (a menos que seja queijos tipo light). Uma porção de 30 g numa fatia de pão é um lanche perfeito.
Coach Nutricional e Neurocoaching Jaqueline S. S. Souza